Comprometa-se para se destacar profissionalmente

Comprometimento é fundamental para conquistas
13 de fevereiro de 2014
Para liderar é preciso saber delegar
13 de fevereiro de 2014
Mostrar tudo

Você é um profissional comprometido no trabalho? Gosta de sua profissão, ou é do tipo que não vê a hora passar para se ver livre do trabalho? Escrevi esse artigo para que você reflita sobre o seu comprometimento profissional, e com isso, aprenda a se destacar em sua carreira.

Quando pergunto aos profissionais que atuam em vários segmentos se eles são comprometidos com a empresa onde trabalham, muitos dizem que sim, mas a maioria responde de forma incongruente, dizem que sim com cara de quem quer dizer não. Comprometimento não é da boca pra fora. Comprometimento tem a ver com sentimento, cumplicidade e engajamento total.

Muitas vezes o ambiente de trabalho pode influenciar as pessoas, principalmente as que ficam esperando que o mundo externo as motivem a se comprometerem. Se o ambiente de trabalho for favorável, se possuir elementos que ajudem estas pessoas a encontrarem meios de atenderem suas expectativas e necessidades, aí existirá um contexto estimulante que poderá aumentar as possibilidades de comprometimento por parte da equipe. Entretanto, se o ambiente for favorável, mas se o indivíduo não acredita ser capaz de dar o melhor de si, ou se não tiver motivos e significados relevantes para o trabalho que executa, não adiantará nenhuma ação da empresa para mobilizar o comprometimento desse funcionário.

O comprometimento deve ser recíproco, ou seja, deve partir da empresa e dos colaboradores. Uma empresa comprometida com seus colaboradores é aquela que se preocupa em investir no capital humano e que valoriza cada funcionário, criando uma parceria de sucesso. Uma pessoa comprometida é aquela que trabalha como se a empresa fosse dela, cuida dos materiais de trabalho como se fossem seus. Não fica esperando que alguém mande fazer algo na empresa, tem atitude e faz o que tem que ser feito. Comprometido é aquele indivíduo que sempre acredita que pode fazer o melhor, mesmo em situações adversas.

“TODO TRABALHO É UM AUTORRETRATO DA PESSOA QUE O REALIZOU. AUTOGRAFE O SEU COM EXCELÊNCIA” (Extraído do livro Atendimento Nota 10)

Para se comprometer verdadeiramente com o seu trabalho, atribua valor naquilo que faz. Quando não existe um significado importante, dificilmente haverá comprometimento, pois ninguém dá o melhor de si quando não enxerga valor naquilo que se propõe a fazer. Conheço muitas pessoas que trabalham em condições adversas, atividades desgastantes, mas elas se dedicam e se comprometem de verdade, porque escolheram gostar do que fazem para dar uma vida melhor àqueles que amam. Para esses que atribuem um melhor significado àquilo que fazem, o trabalho passa a ter uma conotação de mais valor.

“O QUE É ALGO, A NÃO SER O VALOR QUE SE DÁ A ELE” (William Shakespeare)

Para se comprometer verdadeiramente e se destacar profissionalmente, elimine as “crenças destruidoras do compromisso com a qualidade”. Essas crenças são verdadeiras inibidoras da iniciativa, do entusiasmo e dos bons resultados:

– “Vai assim mesmo”

Quantas vezes você pagou um prejuízo desnecessário por ter pensado, “ah, vai assim mesmo”, sabendo que precisava arrumar, organizar ou fazer manutenção em algo? Essa “crença” gera trabalhos incompletos, desleixados e medíocres. Quando iniciar uma atividade, não faça por fazer, faça pensando em gerar um resultado acima do esperado, se comprometa.

– “O problema não é meu”

Esse é o típico pensamento de uma pessoa descomprometida com o trabalho. Imagine a seguinte situação: um cliente vai até uma empresa reclamando de um serviço mal feito, mas o atendente diz com todas as letras que o problema não é dele, é de outro setor, sendo assim, ele não pode ajudar. Você já assistiu a esse “filme” em algum lugar? Quando trabalhamos numa empresa temos que aprender a pensar sistemicamente, ou seja, o problema é de todos e todos são pagos para satisfazer clientes. Tenha atitude para solucionar os problemas que chegam até você.

– “Tô nem aí”

Quantas vezes procuramos uma empresa para resolver um problema, mas infelizmente quando somos atendidos a postura de quem atende é do tipo “tô nem aí”. Ao exercer alguma atividade profissional, temos que lembrar que respondemos por aquilo que fazemos, ou seja, somos responsáveis, e, portanto, temos que ter atitude para fazermos o melhor, onde estivermos e com quem quer que seja.

Todos os profissionais de sucesso têm como característica comum o comprometimento. Eles ficam até mais tarde na empresa quando é necessário. Eles resolvem os problemas dos clientes como se fossem seus. Mas, acima de tudo, são comprometidos com eles mesmos, pois aliam o trabalho aos seus sonhos e metas pessoais. Faça de seu trabalho um meio para sua autorrealização, e lembre-se que ninguém nunca alcançou grandes resultados na vida sem comprometimento. Então, comece a se destacar, comprometa-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *