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Liderança e o clima no ambiente de trabalho


Você que ocupa uma posição de liderança na empresa onde trabalha já pensou como trata seus colaboradores? Uma das maiores reclamações de funcionários nas empresas é a falta de valorização por parte de seus gerentes, que ocupam cargos de liderança, mas que na verdade não são líderes.


Valorização, neste caso, não significa salário, ou comissões. Significa o “jeito” de lidar com as pessoas que colaboram para a conquista de objetivos, pois um verdadeiro líder sabe como tratar seus liderados para obter o melhor de cada um. “O estilo de liderança determina entre 60% a 70% do clima da organização. E o clima tem impacto de até 30% no resultado”. Essa afirmação foi feita por Luiz Fernando Giorgi, presidente da filial brasileira – Hay Consultoria Internacional em Recursos Humanos, que através de pesquisas foram apontados esses números referentes ao impacto da liderança nas organizações (Fonte: Exame, Ed. 765).


Se você ocupa uma posição de liderança e trata seus liderados sem educação e o respeito devido, imagine como seus liderados vão tratar os clientes? Se tem a função de conduzir pessoas, mas ofende, critica e se altera constantemente com as mesmas, adivinhe qual será o resultado que elas produzirão? Você estará criando, com o passar do tempo, “forças” contrárias ao bom andamento do trabalho.


Infelizmente, é muito comum ouvir reclamações dos empresários e gerentes do tipo, “os funcionários não se comprometem e não se dedicam”. Mas será que os gestores estão escolhendo as pessoas certas? Será que estão criando um ambiente favorável para o cumprimento das metas? Será que estão orientando e liderando, ao invés de mandar e chefiar? Será que estão treinando eficazmente as pessoas?


Nos dias de hoje, com tanta informação sobre gestão de pessoas surgindo a cada dia, ainda encontramos gerentes e empresários que se interessam em comandar pelo poder. Quando você quer alcançar resultados pelo poder, afasta as pessoas, pois poder significa posição, ou seja, é comandar pela hierarquia ou posição que foi estipulada a você. Liderar, acompanhar, influenciar e estimular positivamente é uma prática dos líderes que conduzem as pessoas pela autoridade.


Desde pequenos somos ensinados a obedecer as autoridades, mas autoridade não depende de farda, escudo ou título. Autoridade depende da conquista das pessoas pelo amor, pela compreensão e principalmente, pelo ato de servir o outro. Toda vez que o líder se relaciona com os liderados usando princípios de harmonia, companheirismo, direcionamento, respeito e compromisso, ele desenvolve autoridade com essas pessoas.


James C. Hunter, autor do Best Seller “O Monge e o Executivo”, esclarece a real diferença entre poder e autoridade. Poder é forçar ou coagir alguém a fazer o que você quer por causa de sua posição, mesmo que a pessoa não se interesse por fazer. Autoridade é uma habilidade que leva as pessoas a fazerem o que você quer, conquistando-as, fazendo com que elas atuem com boa vontade por causa de sua influência pessoal. Para ter autoridade é necessário um conjunto de habilidades interpessoais, pois autoridade está relacionada a quem você é, seu caráter e sua capacidade de persuasão.


Aqueles que comandam pelo poder estarão mandando alguém fazer algo. Pessoas que lideram com autoridade estarão fazendo com que as pessoas façam o que precisa ser feito, despertando nelas o senso de contribuição, ou seja, não é preciso mandar porque a delegação do líder funciona. É importante não confundirmos autoridade com autoritarismo. Autoridade é conquistada quando as pessoas escolhem aquele indivíduo que se apresenta como um exemplo para elas.


Lembre-se que valorizar as pessoas que trabalham em sua equipe é uma atitude nobre que trará muitos benefícios para a organização. Pessoas que trabalham em um ambiente de harmonia e de valorização se dedicam mais e não colocam o salário como único fator que as mantêm na empresa.


Você que está liderando pessoas, lembre-se, elogie sinceramente seus liderados, escute-os, dê oportunidade de crescimento a eles, treine e ajude-os a obterem sucesso naquilo que eles fazem.


Traga as pessoas para perto de você, pois, nos dias de hoje, liderar de forma eficaz é uma das maiores necessidades para o sucesso de uma empresa.

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