top of page

SERÁ QUE É NECESSÁRIO? APRENDA A OTIMIZAR

Você está sobrecarregado em seu trabalho? As despesas não diminuem? Ultimamente, está se sentindo esgotado devido à grande demanda de tempo dedicado ao trabalho? Em minhas andanças pelas empresas, percebo que muitas pessoas se desgastam demasiadamente para alcançar um resultado satisfatório. Focam o resultado a todo custo e não percebem que não é trabalhando mais que vão atingir o sucesso; mas, sim, trabalhando com mais inteligência. Para alcançar êxito em uma tarefa, é preciso eliminar os desperdícios que não acrescentarão nada.


Nos treinamentos que realizo para empresas, tenho sugerido um lema: “Será que é necessário?” Vivemos em uma época que nos faz despertar a consciência para se fazer mais com menos, ou seja, melhores resultados, em menos tempo, com o mínimo de despesas e de recursos.


A expressão “menos é mais” está na moda e, para o contexto empresarial, ela se encaixa perfeitamente. O lema que tenho sugerido serve para despertar nas pessoas o senso de objetividade, estimulando a otimização do tempo e do dinheiro, a fim de serem mais produtivas e eficazes em suas atividades. O lema parte do seguinte princípio: tudo que for fazer, analise antes. Como é possível fazer em menos tempo, direcionando o esforço físico e mental de uma forma que não gere desgastes desnecessários, empregando o mínimo de recursos possíveis?


Percebo que muitas empresas perdem tempo em ações mal planejadas, gastam dinheiro por conta disso e, ainda, as pessoas acabam empregando a energia física e mental desnecessariamente, o que resulta em mais estresse, clima pesado no ambiente de trabalho, re-serviços, redução da qualidade no atendimento aos clientes e por aí vai. Isso não significa que não tenhamos que empregar esforço; mas, para produzir algo significativo, ele precisa ser bem canalizado.


Nunca antes foi dada tamanha importância à inovação, à criatividade dentro das empresas. Inovar é um requisito fundamental para acompanhar as mudanças. Mas, como deixar fluir a capacidade criativa se boa parte dos colaboradores estão sobrecarregados e imersos em atividades que exigem presença e foco total? Precisamos aprender a ser objetivos e eficazes; por isso, o trabalho precisa ser menos pesado para que a mente fique livre para pensar, criar, inovar. Pesado, nesse caso, é tudo aquilo que demanda grandes esforços desnecessariamente. É preciso enxergar outras maneiras de fazer o que precisa ser feito, com mais inteligência, com foco em resultados sustentáveis.


Então, prezado leitor, procure encaixar o lema “é necessário?” em sua vida pessoal e profissional. Antes de mergulhar em tarefas, é preciso parar e questionar: isso não vai desperdiçar mais tempo do que deveria? Qual é o tempo ideal para executar com êxito? Isso demanda gastos que poderiam ser reduzidos? E o esforço físico que será destinado a essa atividade, vai agregar valor ao resultado esperado?


Se estamos utilizando o tempo acima do que deveríamos, se estamos gastando energia física desnecessariamente, se a despesa está gerando pouco valor no resultado final, então, o que estamos fazendo é desnecessário. Isso vale para os relacionamentos, para os problemas e conflitos diários que envolvem todas as áreas da vida.


É preciso aprender a fazer mais com menos, pois quem faz o que precisa ser feito, utilizando o mínimo para isso, vai colher, além de bons resultados financeiros, qualidade de vida, mais tempo para curtir momentos importantes e terá menos estresse. Pense sobre isso!


CERSI MACHADO

Palestrante motivacional e treinador empresarial atuando há mais de 15 anos por todo o Brasil.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page