top of page

Síndrome do Fracasso X Síndrome do Sucesso


Você já deve ter ouvido falar que sucesso ou fracasso começa na mente de cada um. Henry Ford já dizia: “se você pensa que pode, ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.


Tome cuidado com a “síndrome do fracasso” que toma conta da mente de muitas pessoas acomodadas ou focadas em suas zonas de conforto.


A palavra “síndrome” é originária do grego sundrome que está ligada a definição de reunião. De acordo com o dicionário Priberam, a definição de síndrome na medicina é a seguinte: “conjunto de sintomas que caracterizam uma doença”. Então, quando nos referimos a “síndrome” estamos fazendo uma analogia que exemplifica a reunião de fatores que levam uma pessoa a fracassar naquilo que ela faz, ou seja, não estamos falando de doenças, mas sim, de alguns padrões de pensamentos, hábitos e atitudes que não condizem com o êxito pessoal e profissional.


Costumamos usar uma expressão em nossos treinamentos de desenvolvimento pessoal para explicar o que leva uma pessoa a fracassar: Síndrome de Sentir-se Derrotado Antes de Fazer Qualquer Coisa, ou na forma abreviada: S.S.D.A.F.Q.C. Quantas pessoas você conhece que, antes mesmo de fazer algo já se sentem pequenas diante do desafio?


Quantos vendedores que atuam na sua empresa logo de manhã já começam o dia pensando nas dificuldades que terão que enfrentar, ou seja, os “nãos” que ouvirão durante as vendas? Quantas vezes por dia cada um de nós, diante de qualquer desafio, antes mesmo de encarar a adversidade, já nos sentimos derrotados, desanimados, ou desacreditados para fazer o que tem que ser feito? A partir disso começamos a compreender porque o sucesso ou fracasso começa na mente de cada um.


Quando você se coloca em um estado negativo, pobre e limitante, o seu comportamento também será limitante e provavelmente os resultados não serão os melhores. Por outro lado, se antes de fazer qualquer coisa você se coloca em um estado rico de possibilidades, energizante e confiante, o seu comportamento será mais pró ativo e os resultados certamente serão melhores.


Obviamente que os problemas não vão deixar de existir, mas saber dar a melhor resposta para superá-los é o segredo. E para dar a melhor resposta você deverá se colocar no melhor estado emocional porque a atitude de uma pessoa perante os desafios da vida sempre vai depender do estado mental que ela cria para si mesma.


Portanto, reflita sobre como você tem se colocado para fazer as coisas. Saiba que suas atitudes e seus resultados podem ter mais qualidade se sua atitude interna for de qualidade.


Então, vamos lá, comece desde já a praticar a Síndrome de Sentir-se Vitorioso Antes de Fazer Qualquer Coisa: S.S.V.A.F.Q.C. Desta forma você começará a criar o sucesso, primeiramente dentro de você mesmo.

8 visualizações0 comentário
bottom of page